Micro Ploft

Aqui posto o que quero …

Nokia volta a ter prejuízo apesar de venda recorde do Lumia

A Nokia conseguiu ter um pequeno lucro no final do ano passado, mas voltou ao prejuízo: de janeiro a março, a empresa acumulou US$ 354 milhões em perdas. Apesar do Nokia Lumia ter batido o próprio recorde em vendas, a empresa está conseguindo vender menos celulares em geral.

No primeiro trimestre, foram vendidos 5,6 milhões de Lumias. É o maior número trimestral da linha, porém está bem abaixo dos concorrentes: a Samsung ultrapassou a marca dos 60 milhões de smartphones, por exemplo. No ano passado, a Nokia saiu do top 5 em venda de smartphones.

Mas e o Symbian? Desde que a Nokia anunciou seu fim, as vendas caíram bastante, como você pode ver abaixo no gráfico da Asymco. O Lumia rende, em média, mais dinheiro para a Nokia do que um Symbian. No entanto, a escalada do Windows Phone ainda não compensa a queda em geral nas vendas. A receita da divisão de smartphones caiu 32% em um ano.

nokia-symbian-wp

A divisão de celulares em geral – incluindo a linha Asha e outras – também não anda muito bem. O número de unidades vendidas despencou 25% em um ano, e a receita caiu em quase um terço.

Mas parece que a reestruturação da Nokia está surtindo efeito. Os gastos da Nokia estão menores, o que permite reduzir o prejuízo: há um ano, a empresa perdeu mais de US$ 1 bilhão no primeiro trimestre, mesmo com vendas maiores. Em um ano, a Nokia reduziu sua força de trabalho em 23%.

No entanto, a Nokia ainda tem muito trabalho a fazer. Devido ao resultado pior que o previsto pelo mercado, as ações da empresa caem hoje em cerca de 10%. [Nokia via WSJ; Asymco via The Verge]


Gizmodo

, , , , , ,

5 comments on “Nokia volta a ter prejuízo apesar de venda recorde do Lumia

  1. Pingback: aerdhtyrtgerfstdh

  2. Pingback: sfuiikgjduyhujffduyhf

  3. Pingback: ghjtgkkfhtrhdjrfsd

  4. Pingback: cwvsvhdbjbsxfvhmngmk

  5. Pingback: schkmjnhbnjhbgdhnjbbdf